New Lightroom 6 - Carlos Dias Photography

New Lightroom 6 [PT]

Há já alguns meses que se falava pelo mundo da internet que a Adobe estaria para lançar a sua nova versão do Adobe Lightroom, mas ainda sem uma data definida à vista.

Foi então que, no dia 21 deste mês, o novo Lightroom 6, também denominado de CC (Creative Cloud) para quem já está familiarizado com todas as outras aplicações disponibilizadas na nuvem da Adobe, decidiu ver a luz do dia.

Confesso que, sendo um grande fã deste programa e considerando-o uma ferramenta de trabalho essencial para qualquer fotógrafo que se preze, andava bastante ansioso à espera que este dia chegasse!

Foi para mim um grande alívio constatar que a Adobe se manteve fiel à antiga interface do programa, poupando assim tempo aos utilizadores de terem que se adaptar a um novo método de trabalho, o que por vezes é comum acontecer em novas versões de programas deste género.

Ora bem, mas afinal o que há de novo?

Aparentemente, à primeira vista, pouco ou nada mudou!

Tal como já referi, a interface continua a mesma, e as ferramentas continuam exactamente no mesmo sítio!

Contudo, se nos debruçarmos com um pouco mais de atenção, podemos reparar que aqui e ali vão surgindo algumas funcionalidades novas! Funcionalidades essas de que já venho a sentir falta há algum tempo e que finalmente agora a Adobe decidiu implementar nesta nova versão do Lightroom.

Nomeadamente o ajuste preciso das áreas da imagem em que queremos que os filtros graduais e radiais actuem. A partir de agora é possível, recorrendo ao uso do pincel, editar a máscara do filtro utilizado, de forma a acrescentar ou reduzir as zonas em que o filtro irá ter efeito. Muito útil para quando temos que usar filtros graduais em imagens com objectos que se encontrem a tapar a linha do horizonte, como casas, árvores, estátuas, etc...

Poderá ver uma breve explicação desta e de outras novidades no vídeo acima.

Embora o meu estilo fotográfico recaia maioritariamente sobre paisagem natural, a verdade é que a nova ferramenta de reconhecimento facial que o Lightroom 6 agora oferece vai-me dar muito jeito no futuro, e já há muito tempo que fazia cá falta!

Quantas e quantas horas eu não perdi a etiquetar praticamente foto a foto os nomes das pessoas nelas presentes?! Finalmente esses dias acabaram! Uma excelente notícia para os fotógrafos de eventos, sem dúvida!

A partir de agora, graças ao algoritmo de reconhecimento facial que a Adobe implementou no programa, é possível de uma forma fácil e prática identificar qualquer pessoa e catalogá-la correctamente.

Pessoalmente, já tive a oportunidade de testar este novo serviço e embora tenha ficado francamente satisfeito com o seu desempenho, posso afirmar que o programa ainda apresenta algumas dificuldades em identificar certas caras.

Nada que não seja impossível de corrigir por parte da Adobe nas próximas actualizações, certamente.

Contudo, na minha opinião, os grandes trunfos desta edição passam pela possibilidade de criar imagens em HDR (High Dynamic Range) e fotos panorâmicas em formato DNG, sem ter que sair do programa e de uma forma não destrutiva com qualidade RAW.

Isto é, deixou de ser necessário termos que recorrer ao Photoshop para fazermos a montagem destas imagens. A partir de agora, todo o processo é realizado dentro do Lightroom e de uma forma bem mais simples e intuitiva!

O ficheiro final é agora renderizado em segundo plano e a uma velocidade muito superior, enquanto se prossegue com o restante trabalho normalmente.

Com este novo workflow, podemos dizer adeus aos ficheiros exageradamente pesados em formato TIFF, e dar as boas vindas aos DNG, que podem atingir os 16bits no caso das imagens em HDR. 

Em baixo, aproveito para deixar um review em vídeo desta nova versão do Lightroom, feito por Gunther Wegner, o criador de um dos programas mais utilizados por timelapsers a nível mundial, o LrTimelapse.

Neste vídeo, ele mostra, de uma forma prática, um pouco de cada função referida em cima, como também alguns dos pontos fracos destas novas ferramentas. Muito interessante!

Para os interessados em timelapse, o Gunther acaba de lançar também a 4ª versão do seu programa, com várias funcionalidades novas e um workflow fantástico, de forma a torná-lo 100% compatível com o novo Lightroom 6.

Saibam mais aqui!

Powered by SmugMug Log In